Chá das Panelas

15.02.2012

Whoopie!!!

O Whoopie chegou para ficar, isto é fato!! Trata-se de um docinho*, a base de farinha de trigo, açúcar, manteiga e clara de ovo.  Uma ótima opção para você inovar no seu chá de panela ou lingerie: seja na hora de servir suas convidadas ou até mesmo presenteá-las com uma lembrancinha. Confira só que coisinha mais fofa é esta mais nova delícia!!!

São vários sabores, chocolate, doce de leite, goiabada… o tal docinho é difícil de ser definido: não é macaron, um bem casado, nem um biscoito recheado. 

acima La vie En Douce

 

Quer aprender a fazer? Veja receita – via Gnt – do chef Reginaldo Carvalho, do restaurante Zona Zen, no Rio de Janeiro. Rende 15 whoopies.

Ele avisa para quem está testando a receita pela primeira vez tomar cuidado para não pesar a mão na manteiga. “Não é tão difícil de fazer, mas tome cuidado para deixar a manteiga no ponto certo, não pode colocar demais”.

Whoopie de chocolate com recheio de creme de marshmallow

Ingredientes da massa
1 2/3 xícaras de farinha de trigo
2/3 xícara de cacau em pó sem açúcar
1 1/2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de gordura vegetal
1 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de extrato de guaraná ou 1 colher de sopa de cerveja sem álcool tipo Schnapps (opcional)
1 xícara de leite

Preparo da massa
Peneire e misture a farinha, o cacau em pó, o bicarbonato e o sal. Reserve em uma folha de papel manteiga. Numa batedeira, bata a manteiga, a gordura vegetal e o açúcar mascavo em velocidade baixa até misturar. Depois, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio e suave, por cerca de 3 minutos. Adicione o ovo, a baunilha e a cerveja, se estiver usando, e bata por mais 2 minutos.

Adicione metade da mistura da farinha e metade do leite para a massa e bata em baixa velocidade até misturar. Raspe ainda o fundo da tigela para misturar bem. Adicione a mistura de farinha restante e 1 / 2 xícara de leite e bata até ficar completamente misturado.

Pré aqueça o forno a 190º e forre duas assadeiras com papel vegetal. Usando uma colher, coloque porções de cerca de 1 colher de sopa da massa em uma das assadeiras preparadas. O espaçamento entre eles deve ser de, pelo menos, dois centímetros de distância. Asse uma forma de cada vez por cerca de 10 minutos cada, ou até as tortas pularem para trás quando pressionadas levemente. Retire do forno e deixe esfriar na panela por aproximadamente 10 minutos antes de transferi-los para uma placa para esfriar completamente.

Ingredientes do recheio
1 1/2 xícaras de creme de marshmallow
1 1/4 xícaras de gordura vegetal
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 colher de sopa de essência de baunilha

Preparo do recheio
Na batedeira, bata o marshmallow e a gordura vegetal por cerca de 3 minutos, primeiro na velocidade mínima e depois, aumentando para a velocidade média até obter uma massa lisa e macia. Adicione o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha e bata na velocidade baixa até misturar completamente e em seguida, aumente para a velocidade média e bata até ficar macio, por mais 3 minutos.

Em São Paulo, você já pode encomendar seus Whoopies na maravilhosa La vie En Douce.

Fotos: La vie en Douce e reprodução

Post escrito por:
Karen Melzer

3 amaram

3 comentários em “Whoopie!!!

JANAINA disse...

15 de fevereiro de 2012 às 11:29

hmmm delicia. Jana

Responder

Mari disse...

15 de fevereiro de 2012 às 18:23

isso nao seriam bem casados?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo
Publicidade
Juliana Moscofian