Você Bonita

24.08.2012

Os benefícios do Pilates

Eu comecei Pilates em janeiro deste ano e estou gostando muito. Nunca fui muito apaixonada por malhar, sempre estou tentando fazer alguma coisa, mas é sempre aquele esforço, sabe? E com o Pilates não tem sido assim, gosto de ir, gosto da aula. Acho que uma coisa que ajuda é o horário que você marca e o professor. Como eu detesto acordar cedo, marquei para de tarde e a minha prof é uma fofa – faço na Acqualità. Muito tem se falado do pilates, meio que virou até moda… mas saiba que não é uma atividade que você vai sair perdendo peso, os ganhos são mais a longo prazo.  Bom… mas e qual são os benefícios do pilates realmente?

O método Pilates foi desenvolvido pelo alemão Jopeph Pilates, no início da década de 1920, e tem como base o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo.

Com a correta utilização e aplicação dos mais importantes princípios das forças que atuam em cada um dos ossos do esqueleto, com o completo conhecimento dos mecanismos funcionais do corpo, e o total entendimento dos princípios de equilíbrio e gravidade aplicados a cada movimento, no estado ativo, em repouso e dormindo, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, quanto na parte estética, definindo o corpo ideal, tão buscado nos dias de hoje.

Pilates configura uma forma agradável, fácil e que traz resultados rápidos para qualquer pessoa, independente do nível de condicionamento físico, desde que feita uma avaliação postural prévia.

O foco do método Pilates é a promoção da saúde como um todo com exercícios que trazem melhora da postura e, inclusive, alívio de dores na coluna pelo fortalecimento abdominal, com consideráveis ganhos na qualidade de vida do praticante.

Para ter músculos bonitos e definidos, é necessário que eles sejam fortes e flexíveis. Aí entra a prática de Pilates, que fortalece os músculos fracos, alonga os que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Tudo isso é conseguido com movimentos fluentes, feitos sem pressa e com o controle necessário para evitar o estresse.

Texto via Portal de Pilates

Post escrito por:
Karen Melzer

105 amaram

9 comentários em “Os benefícios do Pilates

Natália Regufe disse...

24 de agosto de 2012 às 09:42

Sou noiva e acompanho o site quase todos os dias. Sou fisioterapeuta, dou aula de pilates e gostaria de parabenizar pelo post de hoje. Adorei!

Responder

Isabel disse...

24 de agosto de 2012 às 09:59

Comecei a fazer no final do ano passado depois de uma bursite no quadril…o médico me orientou que fortalecendo a musculatura eos tendoes eu teria menos lesoes, e assim tem sido…recuperei meu quadril, minha perna que ficava meio travadinha foi liberada, tudo devido ao Pilates, faço com uma fisioterapeuta maravilhosa aqui no Rio, quem quiser eu indico com todo carinho!

Responder

Julia disse...

24 de agosto de 2012 às 10:08

Oi Karen,

Adoro pilates, a mudança que eu vejo é mais “de dentro para fora”, você não perde peso, mas consegue sentir que os seus músculos abdominais e das costas e braços ficam mais fortalecidos. Eu fiz pilates por 2 anos até vir para os EUA. Aqui não achei um estúdio legal e fiquei só na corrida/caminhada para me manter e depois de 1 ano sem fazer pilates ainda sinto que o ganho que eu tive está ali. Vale muito a pena, com certeza! Um abraço!

Julia

Responder

JANAINA disse...

24 de agosto de 2012 às 10:31

Fiz pilates quando morei em Atlanta , e uma atividade prazerosa e com resultados muito bons não é? Melhora a postura , deixa os braços super sequinhos e com uma musculatura suave que eu prefiro , e as pernas e barriga tb o resultado nao é o mesmo que o da musculação mas eu prefiro acho mas bacana o corpo mas a ver com o que eu idealizo . Ultimamente nao tenho feito nada de exercicios alias estou super fora de forma , precisando encarar novamente essa rotina … Quem sabe …um pilates para alongar e fortalecer corpo e mente….se bem que nao imagino como seria uma mente alongada rsrsrsrs

Responder

Sofia mota carneiro disse...

2 de setembro de 2012 às 19:10

Oi Karen,
Muito obrigada pelos elogios e carinho. Eu sou apaixonada pelo Pilates!

Responder

    Karen Melzer disse...

    2 de setembro de 2012 às 21:47

    Oi, Sofia!!! Que bom te ver aqui!! Vou te ligar p/ te explicar o que aconteceu! Bjs

    Responder

Brou Suplementos disse...

10 de novembro de 2014 às 13:58

Olha o Pilates é algo muito difícil de fazer. Digo isso pois já auxiliei minha mulher a fazer tempo após o parto de meu filhão. Há quem olhe e ache fácil de fazer mas necessita de um grande conhecimento corporal e concentração da mulher.
Nosso médico nos recomendou um processo de pilates, alimentação controlada, suplementos alimentares e academia semanal. Além de ela estar fazendo processos de drenagem linfática… Vendo a evolução de minha mulher, digo que o uso correto dos suplementos em conjunto de uma alimentação disciplinada e academia, estão trazendo ótimos resultados a ela.
É claro que o pilates é recomendado para todas as mulheres, não necessariamente após o parto.
Ótima matéria, ja é antiguinha mas continua sendo ótima.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voltar para o topo
Publicidade
Juliana Moscofian